O que é FirmWare?

24 fevereiro, 2009

Há muitos tutoriais na internet que ensinam como trocar o FirmWare de diversos equipamentos, principalmente de modems ADSL. No entanto nem sabemos o que é isso.

Vale lembrar que a troca do FirmWare não é recomendada, apenas para casos de "vida ou morte". Pois uma queda na energia, um problema no instalador, um vírus no arquivo faz com que você tenha que dizer adeus ao seu equipamento. Abaixo a seguinte explicação retirada do WikiPedia.

Firmware é o conjunto de intruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente.

A programação de um firmware em princípio é não-volátil (não perde seu conteúdo com o desligamento da eletricidade) e inalterável, entretanto, quando presente na forma de PROM ou EPROM, o firmware pode ser atualizado.

Aplicações

Firmwares estão presentes em computadores na forma de BIOS, celulares, iPODs, câmeras digitais, impressoras e virtualmente quaisquer equipamentos eletrônicos da atualidade, incluindo eletrodomésticos como fornos de microondas ou lavadoras.

Open firmware

É uma variação de firmware criada originalmente em compatibilidade com a norma IEEE IEEE 1275-1994. Sua principal característica é ser compilada em FCode, o que lhe proporciona independência de arquitetura.

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário